terça-feira, 24 de junho de 2008

Alosaurus Fragilis

BBC - Walking With Dinosaurs

O Alosaurus fragilis (Lagarto diferente) era um terópode muito temído no período Jurásico, media 9 metros de comprimento podendo alcançar 14 metros de acordo com alguns vestígios fósseis e 5,6 de altura, pesava cerca de 3 toneladas. Ele costumava atacar grandes saurópodes como o Diplodocus, e Apatossauros:
Alossauro caçando BBC - Walking With Dinosaurs
Ele caçava em bandos, tinha tres dedos com garras afiadas que dilaceravam a presa, foi um dinossauro pertencente à família Allosauridae. Provavelmente o Alossauro foi um dos maiores dinossauros carnívoros do Jurássico, destacava-se também não só pelo tamanho e pela mandíbula cheia de dentes enormes e afiados, mas pela suas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, podendo ser um traço destintivo do gênero.
O primeiro fóssil de Alossauro foi descoberto em 1877 por Othniel Charles Marsh e desde então ja foram encontrados mais de 100 fósseis referentes a espécies do gênero, sendo que os achados
mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal.
Fóssil de Alossauro do Museu de História Natural de San Diego
Como o Tiranossauro rex, seu corpo era adaptado à caça predatória. Seus braços curtos possuim garras afiadas em formas de ganchos que tornavam a fuga de sua presa quase impossível. As pernas extremamente fortes levam a crer que esse animal também era um caçador veloz.
Nome científico: Alosaurus fragilis
Peso: 3 toneladas
Tamanho: Entre 9 e 14 metros de comprimento e 5,6 metros de altura
Alimentação: Carnívora
Período: Jurássico
Local onde víveu:
América do Norte, Portugal e possívelmente na Tanzânia

Um comentário:

Tsunosaurus disse...

Postagem legal. Dou nota 8,6